quinta-feira, 29 de julho de 2010

FILME PIPOCA , BLOCKBUSTER, SESSÃO DA TARDE, CINEMA COMERCIAL...

A magia do cinema sempre levou muitos entusiastas a sonhar em trabalhar na área. Podemos perceber que cada vez mais jovens demonstram esse desejo. No primeiro vestibular da Cinetv-Fap Pr, realizado em Agosto de 2005, foram 291 inscritos. Em 2009, foram 428. Assim sendo, há não só um consumo de mídia, mas um consumo de informação técnica de formação em mídia. O programa Zoom, no ar desde 1995, é o único programa da TV aberta brasileira voltado para a divulgação da produção nacional cinematográfica de curta e média metragem. Mas aos poucos, outros canais de divulgação vão surgindo.




O cinema brasileiro vive bons tempos desde o início da Retomada. O sucesso dessa recuperação se deve principalmente a filmes com foco comercial. Mas ainda existe o estigma do filme nacional como analisa o trecho do artigo a seguir:
"Havia o cinema de comédia, o drama, o terror e o cinema brasileiro, lembrou Pedro Buarque de Holanda, referindo-se à ideia consagrada e pouco coerente de que, majoritariamente entre os jovens, havia - ou ainda há? - uma espécie de repulsa
ao cinema brasileiro enquanto linguagem. Como gênero, o cinema brasileiro também divide, ainda hoje, as prateleiras das vídeo locadoras. Autores consagrados como Glauber Rocha ou Rogério Sganzerla não se situam ao lado de Rossellini ou
Orson Welles numa divisão por grandes diretores, mas no mesmo balaio de gato em que estão os filmes da Xuxa ou Renato Aragão."
http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/o-lado-b-da-noticia/noticias/798/

Através do blog Canal Pipoca, pretendo reunir textos e links sobre a produção de cinema e vídeo independente, porém, com um foco específico: Os filmes independentes que abordam a temática comercial da sétima arte. Roteiros dinâmicos e ótimas produções realizadas por grupos de estudantes ou realizadores independentes podem ser encontradas na rede facilmente. São algumas experiências de sucesso que mostram do que a famosa frase sobre "camera na mão" é capaz.

Confira no Canal Pipoca, a partir de agora, essas produções!

Um comentário: